Mensagens do Provedor

Editorial



Orgãos Sociais

2016, como era expectável, revelou-se um ano rico em acontecimentos para a Misericórdia de Sines, a começar pela Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais para mais um mandato de quatro anos. Seguiram-se as Comemoração dos 500 anos de existência da Instituição através de eventos realizados ao longo do ano. 2016 foi também o ano do Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, tendo a Misericórdia participado igualmente nestas celebrações.

Para quem não acompanhou as nossas Celebrações, sintetizando, houve uma preocupação em criar uma maior empatia entre a Instituição, a população e as entidades de Sines, promovendo-se eventos culturais, como o lançamento do livro sobre os 500 Anos da Misericórdia e a Recriação Histórica da Fundação da Instituição a e da Época Quinhentista. Promovemos igualmente eventos especializados na área social como os Seminários focando temas ligados áquilo que é o dia-a-dia de trabalho na Misericórdia. O desporto também integrou o programa das Comemorações dos 500 Anos ao promovermos um Trail e uma Caminhada e, a pensar na área da Saúde, organizámos um Seminário e uma Mostra nos quais debatemos as patologias mais frequentemente associadas à Terceira Idade e divulgámos um conjunto de serviços direccionados para esta faixa etária da população. Em Beja e em Almada participámos nas Celebrações do Jubileu da Misericórdia, mas para além disso, fomos uma das 400 Misericórdias que marcou presença em Roma, com um grupo de 30 elementos, numa peregrinação única para assistir à Cerimónia presidida pelo Papa Francisco. A música não escolhe idades e também não faltou nesta nossa programação que incluiu um Concerto do Grupo Coral da Misericórdia e Convidados, realizado no Centro de Artes de Sines, bem como um Concerto com o Coral Atlântico no Salão Social da Misericórdia.

É justo realçar o grande impacto destas iniciativas que contaram sempre com uma elevada participação do público e que foram alvo de rasgados elogios no que toca à qualidade das mesmas, havendo inclusive solicitações para a repetição de muitas delas.

Associado a estas iniciativas, gostaríamos também de reforçar, o enorme esforço exigido a todos os funcionários, quer aos coordenadores e responsáveis de serviços quer aos cuidadores e operacionais directos, para que as suas obrigações não fossem descuradas garantindo-se assim a missão diária de cuidar dos nossos utentes.

Reforçamos também os agradecimentos aos nossos Mecenas, que com os seus apoios permitiram que se celebrassem os 500 anos da Misericórdia de Sines com o mínimo de recursos internos. Reforçamos também o agradecimento aos funcionários que com o seu empenho, dedicação, criatividade e profissionalismo assumiram os desafios propostos, permitindo assim atingir-se uma qualidade inequívoca. Não menos importante, reforçamos ainda o agradecimento a todas aquelas pessoas, empresas e entidades que directa ou indirectamente deram o seu valioso contributo para nos ajudar neste ano de 2016, sem esquecer de forma muito particular todo o apoio da Edilidade Siniense, que desde o primeiro instante esteve ao lado da Misericórdia na Comemoração dos seus 500 Anos.

A terminar, perspectivamos 2017 destacando a inauguração do novo edifício da “Mãe Sol”, a Casa de Acolhimento que acolhe mães adolescentes, a aposta na implementação e modernização de programas de gestão e a certificação de serviços. Não será tarefa fácil, mas a causa é nobre e exige toda a nossa sabedoria, dedicação e empenho. As necessidades são muitas, os recursos são escassos, a sustentabilidade está na ordem do dia, mas todas estas problemáticas só nos poderão impulsionar para ultrapassar os obstáculos, para inovar, para fazermos das fraquezas forças e para com pouco fazermos muito.

Um grande Bem-haja a todos!



A Mesa Administrativa


Sines, 03 de Março de 2017.


Outras mensagens [+]

Topo ^