Mensagem do Provedor

Reabertura do Centro de Dia



Provedor Eduardo Bandeira

Aos familiares e amigos dos utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Sines

Desde 18 de março e por razões relacionadas com a pandemia por COVID-19, está suspensa a atividade do Centro de Dia. Muitos dos nossos utentes desta resposta social, permanecendo nas suas residências, foram apoiados pela SCMS através do SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.

São, naturalmente, ofertas sociais distintas e que pretendem responder a necessidades diferenciadas dos idosos deste território. Contudo, atendendo às restrições impostas pelo surto pandémico, fomos forçados a suspender as atividades realizadas na Instituição e a compensá-las, parcialmente e na medida do possível, com atividades nos domicílios.

Estamos conscientes dos impactos negativos que esta medida possa ter provocado em alguns utentes mas também reconhecemos a grande compreensão que teve por parte das pessoas envolvidas e das suas famílias.

Entretanto, a DGS emitiu orientações para a reabertura dos Centros de Dia, o que nos permite adaptar o espaço amplo e reformulado do Salão Social para acolher os utentes a partir do próximo dia 1 de setembro. Estarão em vigor novas regras de funcionamento adequadas ao cumprimento das orientações atrás referidas e com o objetivo de prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

É muito importante, neste momento, realçar que os utentes não se devem deslocar para o Centro de Dia se estiverem doentes ou com sintomas compatíveis com o COVID-19 (febre, tosse ou dores musculares), ou, ainda, se existirem suspeitas relativamente a outros membros do agregado familiar. À chegada à Misericórdia, será medida a temperatura corporal e avaliados os sintomas, não sendo autorizada a entrada caso se confirmem suspeitas de contágio.

Queremos preservar a todos, utentes e trabalhadores, e assegurar uma boa prestação de serviço, de qualidade e em segurança. Faremos todos os esforços ao nosso alcance para o garantir e contamos, naturalmente, com a vossa cooperação e compreensão.

Para esclarecimento das condições e restrições de funcionamento do Centro de Dia, publicaremos neste portal da Santa Casa a versão atualizada do Plano de Contingência e o Plano de Operacionalização do CD. A todos agradeço a sua leitura e divulgação pelos diretamente interessados.

O Provedor

Eduardo Bandeira


Sines, 25 de agosto de 2020.


Outras mensagens [+]

Topo ^