Mensagem do Provedor

O COVID-19 e a Santa Casa da Misericórdia de Sines



Provedor Eduardo Bandeira

Aos familiares e amigos dos residentes no Lar da SCMS - Santa Casa da Misericórdia de Sines.

Aos sineenses.

No último fim de semana, duas pessoas residentes no Lar Prats da SCMS, com sintomas de COVID-19, foram transferidas para o HLA - Hospital do Litoral Alentejano e ali testaram positivo para esta doença. Infelizmente, temos a lamentar o óbito de uma dessas pessoas, que faleceu no HLA. À família e aos amigos apresentamos as nossas sentidas condolências e o nosso profundo pesar pela sua perda.

Apesar do cuidado e da dedicação de todos os trabalhadores da SCMS, que tem sido reiteradamente reconhecido, não conseguimos evitar a entrada do coronavírus no nosso Lar. Detetado o primeiro caso, iniciaram-se um conjunto de ações, coordenadas com a Autoridade Local de Saúde, com o objetivo de isolar este foco e minimizar o risco da sua propagação.

Nestas circunstâncias, foi isolada a área onde ocorreram os casos diagnosticados, colocados em quarentena os trabalhadores que se identificaram como casos suspeitos, restringidos os acessos ao Lar e, particularmente, à ala em isolamento profilático e efetuados testes a todos os residentes desse edifício e aos trabalhadores a ele afetos.

No momento em que vos escrevo ainda não são conhecidos os resultados dos testes, o que se espera venha a ocorrer amanhã de manhã. Face a esses resultados, serão implementadas novas medidas de isolamento compatíveis com a situação que vier a ser constatada.

Todos os atuais residentes no Lar da SCMS estão estáveis e a ser acompanhados pelas nossas equipas. Não há registo de utentes que causem preocupação, sendo certo que esta situação está em evolução constante. Voltarei ao vosso contato sempre que a situação o justifique e os responsáveis pela SCMS e, em particular, pelo Lar estão naturalmente disponíveis para vos esclarecer de qualquer dúvida que possa subsistir.

Estamos, como sempre estivemos, empenhados em prestar os melhores cuidados e serviços aos nossos utentes e convictos que poderemos contar com a vossa compreensão e apoio neste momento mais difícil da nossa vida em comunidade.



O Provedor

Eduardo Bandeira


Sines, 26 de Outubro de 2020.


Outras mensagens [+]

Topo ^