Notícias e Acontecimentos

Programa "Gulbenkian Cuida" apoia projeto da Misericórdia de Sines


30-04-2020




A Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS) candidatou-se ao Programa Gulbenkian Cuida, promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto da Segurança Social, destinado a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio aos idosos, um dos grupos de maior risco desta pandemia.

O nosso projeto “Cuidar o Bem-Estar em tempo de isolamento” foi um dos selecionados pelo Programa e tem como objetivo principal intensificar as nossas ações para fazer face às principais necessidades da população idosa, melhorar o seu bem-estar e atenuar o consequente isolamento nos seus domicílios que resulta da atual pandemia.

Neste âmbito, serão desenvolvidas um conjunto de atividades (apoio psicológico, atividades lúdicas, pequenas reparações no domicílio, apoio no acesso a bens essenciais como alimentação, higiene pessoal, medicação e idas ao correio), reforçando a nossa Equipa de Serviço de Apoio Domiciliário, e, com o apoio de instrumentos de comunicação mais avançados, permitir a interação com familiares e amigos distantes. Pretende-se atenuar a solidão e suprir as necessidades básicas dos nossos idosos, aumentando o seu bem-estar em tempo de isolamento. Serão abrangidos os atuais 113 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da SCMS.

Este projeto conta com a parceria de entidades locais do concelho, tais como a Câmara Municipal de Sines, a Junta de Freguesia de Sines, a Junta de Freguesia de Porto Covo, a Guarda Nacional Republicana – Sines e o Centro de Saúde de Sines.

Programa



Topo ^