Notícias e Acontecimentos

Missão Vicentina


No mês de Novembro, entre os dias 3 e 17, realizou-se em Sines a Missão Popular Vicentina promovida pela Diocese de Beja, com o objectivo de motivar a comunidade para que esta centre a vida no Evangelho. Uma equipa missionária, composta por cinco elementos, desdobrou-se em actividades um pouco por toda a cidade, às quais a Misericórdia de Sines se associou.

Ao longo das duas semanas que durou a Missão, os Missionários visitaram os utentes dos lares, centro de dia e apoio domiciliário da Santa Casa e participaram na Comunidade que se reuniu ao longo de quatro dias na Capela da Instituição. Denominada “Caminhando com Maria” esta comunidade composta por utentes e voluntários centrou-se na partilha da palavra de Deus. Além disso, a Santa Casa cedeu as suas instalações para realização de uma Celebração dos Doentes, no dia 15 de Novembro, e para um Encontro de Animadores, no dia 16 do mesmo mês.

A equipa Missionária realizou também visitas às escolas e celebrações na Igreja Matriz, tendo sido tratados diferentes temas, com destaque para a solidariedade, a família e a multiculturalidade. De acordo com a opinião do Padre Agostinho Sousa, um dos membros da Missão Popular Vicentina que está desde há dois anos integrado na Comunidade Vicentina de Santiago do Cacém e que se dedica à animação missionária da Diocese, «esta Missão assentou numa enorme partilha entre todos e foi uma experiência maravilhosa. A fé foi uma constante e as famílias aceitaram sem reservas o convite para abrirem as suas casas à comunidade e partilharem a palavra de Deus. Pudemos contar também com a presença do Bispo de Beja, Dom António Vitalino Dantas, que em mais do que uma ocasião participou neste Missão Vicentina.»

Além do Padre Agostinho Sousa, integraram a equipa missionária em Sines a Irmã Celina Fraga, religiosa do Bom Pastor, oriunda de Colos, Luís Marques, seminarista de Beja, José Neves, leigo de Santiago do Cacém e Arlete Vieira colaboradora da Missão, vinda de Lisboa.



Topo ^