Programas

Vida Emprego - IEFP

O Programa VIDA-EMPREGO é uma medida de discriminação positiva que visa potenciar a Reinserção Social e Profissional de toxicodependentes, como parte integrante e fundamental do processo de tratamento da toxicodependência.

Desde a implementação da medida na Instituição, a taxa de empregabilidade situa-se nos 100%, sendo este factor bastante demonstrativo do sucesso do programa.

Empresas de Inserção - IEFP

A Santa Casa da Misericórdia de Sines é a Promotora de duas Empresas de Inserção: a “INSERLAR”, iniciada em Outubro de 1999, composta por seis trabalhadoras, e vocacionada para a prestação de Serviço de Apoio Domiciliário.

A “INSERLIMPA”, iniciada em Setembro de 2001, composta por oito trabalhadoras, e vocacionada para a prestação de Serviço de Limpezas.

Estas empresas têm como principais objectivos promover a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais adequadas ao exercício de uma actividade profissional, de forma a facilitar a integração de pessoas em processo de inserção na vida activa (jovens à procura do 1º emprego, desempregados de longa duração, toxicodependentes, alcoólicos etc.), numa dupla envolvência da vertente social e do emprego, com benefício para a população idosa e socialmente desfavorecida do Concelho de Sines.

Empresas de Inserção - IEFP

Estes projectos consistem no acolhimento de desempregados subsidiados, ou em comprovada situação de carência económica, e têm como objectivo proporcionar aos desempregados uma ocupação socialmente útil, permitindo, em muitos casos, a sua integração no quadro de pessoal da Instituição.

Programa de Estágios Profissionais – IEFP, Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Stº. André

Esta Medida visa facilitar o recrutamento e integração socioprofissional de novos quadros e promover o reconhecimento de novas formações, de novas competências e de novas áreas de criação de emprego.

Ao longo dos anos, a Santa Casa tem proporcionado um elevado número de estágios a jovens recém-licenciados, contribuindo para a sua formação prática e simultaneamente recebido os contributos de novos saberes; muitos desses quadros têm sido integrados no quadro de pessoal da Instituição.

Programas de Estágios Curriculares – Escola Secundária Poeta Al Berto, Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém

Programas estabelecidos com a Escola Secundária Poeta Al Berto, visam proporcionar uma experiência de formação em contexto real de trabalho. A formação prática, estruturada num plano individual de formação ou roteiro de actividades a desenvolver em contexto e trabalho, assume a forma de estágio e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir, para inserção no mundo do trabalho e para a formação ao longo da vida.

Também com a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém, a Santa Casa da Misericórdia proporciona estágios profissionais aos formandos que concluam com aproveitamento a componente curricular dos respectivos cursos.


Topo ^