Valências e Serviços

Centro de Apoio à Vida "Mãe Sol"

É um Centro de Apoio à Vida, que acolhe jovens mães solteiras e grávidas e/ou com filhos menores, até aos 25 anos. Tem capacidade para acolher 7 mães e 7 crianças. O Centro permite o acolhimento durante 6 meses, embora se possa constatar a necessidade de prolongar a permanência.

Pretende dar resposta preferencialmente a pedidos da Zona Sul, nomeadamente os Concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal e Grândola, bem como a nível distrital, podendo eventualmente, caso haja vaga, responder a outras solicitações a nível nacional.

A instituição tem uma equipa formada por uma Directora Técnica (Assistente Social), uma Psicóloga e Auxiliares de Educação.
O objectivo deste Centro é proporcionar abrigo e todos os cuidados necessários às jovens mães, vítimas de maus tratos, abandono, sem alojamento, desempregadas e sem apoio familiar. Proporcionar condições que favoreçam o normal desenvolvimento da gravidez. Promover a aquisição de competências pessoais, maternais, profissionais, escolares e sociais.

Durante a sua permanência na instituição as jovens são inseridas no sistema de ensino ou encaminhadas para cursos técnico-profissionais que lhes permitam um lugar no mercado de trabalho.
Tudo isto passa por um trabalho diário da equipa técnica, através do apoio social e acompanhamento psicológico permanente. Para além disso, passa pela interacção com os serviços de saúde e outros parceiros desta instituição, nomeadamente Equipa de Intervenção Precoce da região e outros.


O Centro de Apoio à Vida “Mãe Sol” foi inaugurado no dia 01 de Outubro de 2001, no âmbito do Projecto de Luta Contra a Pobreza, Sinergia 2000, pela Dra. Elza Chambel, Comissária Nacional da Luta Contra a Pobreza.