Mensagem do Provedor

Natal de 2021



Provedor Eduardo Bandeira

O ano 2021, que está a terminar, foi mais um ano totalmente atípico e que exigiu, de todos aqueles que trabalham na Santa Casa, maior dedicação aos utentes e mais empenho no cumprimento das regras e das normas.

Os nossos utentes seniores, residentes na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, passaram por momentos muito difíceis, de isolamento e falta de contacto físico com os seus visitantes. As medidas compensadoras que adotámos, de animação e estimulação física e cognitiva e os passeios até às praias, sem saírem da viatura, permitiram minimizar o impacto das restrições, mas, sejamos claros, não são nem nunca serão equivalentes à liberdade que gozavam antes da pandemia.

Os restantes utentes, idosos ou jovens, sofreram como a generalidade da população, mas, atendendo às suas características de maior vulnerabilidade e carência, sentiram estas consequências com maior grau de sofrimento.

Coube às equipas da Misericórdia tudo fazer para atenuar os efeitos negativos das restrições implementadas, estando atentas aos sinais que demonstrassem sintomas preocupantes de saúde física ou mental. Tivemos e temos muitos apoios e ajudas de entidades, empresas e cidadãos que, uma vez mais, não nos abandonaram. Mas, acima de tudo, é de realçar a entrega e o compromisso dos trabalhadores desta instituição para com o bem-estar dos nossos utentes.

Como é sabido, a pandemia não está ultrapassada e o vírus continua ativo, desmultiplicando-se em novas e, por vezes, desconhecidas variantes. Os riscos de contágio e transmissão da doença permanecem. Felizmente, a população está, na sua esmagadora maioria, vacinada e o mesmo acontece com os nossos utentes e trabalhadores. E a vacinação tem feito e continuará a fazer toda a diferença, entre doença grave e ligeira, entre a morte e a vida. Por esta razão, é fundamental que seja administrada a dose de reforço a todas as pessoas elegíveis. No caso do nosso Lar, já todos os residentes a receberam.

Espera-se, portanto, que 2022 seja um ano de maior alívio e liberdade para todos nós e, em particular, para os mais vulneráveis dos nossos concidadãos, muitos deles utentes da Santa Casa.

É neste contexto que o Provedor e a Mesa Administrativa querem desejar, a todos os sineenses, um Feliz Natal e um ano novo com renovada esperança e concretizador dos vossos sonhos e projetos.



O Provedor

Eduardo Bandeira


Sines, 07 de Dezembro de 2021.


Outras mensagens [+]

Topo ^