Notícias e Acontecimentos

Conclusão e Avaliação do Projeto “Uma Janela para o Mar”


01-05-2020



A Santa Casa da Misericórdia de Sines informa que no passado mês de Janeiro deu como concluído o Projeto “Uma Janela Para o Mar” com a conclusão da avaliação do conforto térmico realizada aos utentes e funcionários.

Sendo que a substituição das janelas ficou totalmente concluída em junho de 2019, restando depois avaliar o seu impacto.

Foram aplicados questionários a 64 funcionários/as num universo de 99 com representatividade de todos os locais existentes no edifício.

A amostra dos utentes foi obtida através da verificação, pelos técnicos e auxiliares, de quem tinha capacidade para responder e perceber o conteúdo das perguntas e respostas, tendo sido aplicados os questionários a 45 utentes num universo de 106.

A promoção de um conforto térmico é muito importante para os utentes, que tendo uma idade superior a 50 anos, têm mais dificuldades anatómicas de conseguir regular a temperatura corporal. Cumpre às instituições proporcionar as condições adequadas para dirimir essa lacuna e proporcionar melhor qualidade de vida.

O conforto térmico nos espaços interiores representa ainda uma das condições básicas indispensáveis para assegurar a produtividade dos trabalhadores.

Para além de melhorar a qualidade de vida de utentes e trabalhadores, ao se proporcionar melhores condições, também o desempenho da própria instituição melhora.

Após a análise da avaliação subjetiva do conforto térmico, concluiu-se que o objetivo inicial do Projeto foi cumprido.

Os utentes e funcionários/as consideraram na sua maioria que houve uma melhoria do ambiente, da movimentação do ar e ainda uma redução do ruido exterior.

Pelo que podemos inferir que devido à intervenção realizada no âmbito do candidatado ao prémio EDP Solidária Inclusão Social 2018, um programa da Fundação EDP, ou seja, a substituição de portas e janelas, os utentes e funcionários/as da SCMSines têm agora melhor qualidade de vida, no seu lar e local de trabalho, respetivamente.

Foi também possível verificar que existiu uma redução dos consumos de energia elétrica.

A obtenção de uma maior eficiência energética é fundamental para a redução dos custos de faturação e do consumo de recursos energético, cada vez mais escassos, aumentando assim a sustentabilidade e reduzindo a pegada ecológica.


Gráficos de análise comparativa antes e após a substituição das janelas


Funcionários/as

Gráfico 1 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 2 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 3 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”



Utentes

Gráfico 4 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 5 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 6 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 7 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”



Redução do Consumo de Energia Eléctrica

Gráfico 8 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”
Gráfico 9 - Conclusão e Avaliação do Projeto  “Uma Janela para o Mar”

Topo ^