Notícias e Acontecimentos

Nós os Ciganos – Usos e Costumes



Muito concorrida e participada esta Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana. Estiveram presentes professores e técnicos das diferentes especialidades das Ciências Sociais e das mais diversas instituições da zona de Sines.

Os convidados, Sr. Alfredo do Nascimento e Sr. Manuel Duarte Nascimento, são dois membros da comunidade cigana de Sines e começaram por abordar alguns aspectos das tradições ciganas e a forma como permanecem ou se vão alterando no tempo.

Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana
Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana
Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana
Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana

Sobre as raparigas, e como resposta à preocupação de muitos educadores e professores, o facto de abandonarem a escola tão cedo, cerca dos 12/13 anos, prende-se com uma questão de natureza cultural relacionada com o casamento. A rapariga vai para junto da mãe fazer as aprendizagens para a sua nova vida e se permanecer na escola até mais tarde começa a ser falada, censurada e mal vista pela comunidade; por outro lado, não está tão exposta ao contacto com “outro tipo de rapazes”. Há um período de namoro e actualmente a decisão sobre com quem casar é das próprias raparigas. Durante o período de gravidez estas são acompanhadas pelo médico, e apesar de não frequentarem consultas de planeamento familiar tomam a pílula.

Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana
Sessão de Reflexão sobre a comunidade cigana

Questionados sobre o facto de ser raro encontrar-se ciganos em lares de idosos, o Sr. Alfredo reafirmou a importância da coesão familiar na sua comunidade, o esforço que toda a família desenvolve para que os idosos permaneçam no seu seio até ao limite, não excluindo e exemplificando alguns casos de ciganos que se encontram em lares de idosos. Referiu também a solidariedade e o apoio na doença de toda a comunidade a cada um dos seus membros, daí “vermos muitos ciganos à porta do hospital, quando um deles está hospitalizado”.

Explicou ainda o respeito que os mais novos têm para com os mais velhos, mais experientes e mais sábios, e as trocas de saberes que se vão operando entre as diferentes gerações.

Falou-se ainda da integração pacífica e das boas relações entre a comunidade cigana e as restantes que compõem o tecido social de Sines.


Topo ^