Notícias e Acontecimentos

Workshops 2010 - Anomalia Zero



Face à diversidade de valências que integram a Santa Casa da Misericórdia de Sines, decidiu a actual Mesa Administrativa, no início do seu mandato, convidar cada uma das Respostas Sociais a apresentar a sua realidade às restantes.

Para tal, programou-se um workshop por valência, para que fosse dada a conhecer a sua complexidade e problemáticas e se proporcionasse um espaço de esclarecimentos e debate, com vista a um trabalho de cooperação e interacção entre todas, a fim de se conseguir alcançar o objectivo “Anomalia Zero”.


Centro de Apoio à Vida Mãe Sol

Realizado a 02 de Março de 2010, o Workshop foi apresentado pelas técnicas do CAV Mãe Sol: Mónica da Conceição e Mariana Lucas.

Na primeira parte procedeu-se à descrição e caracterização do CAV e identificou-se:

  1. a problemática sobre a qual este actua - acolhimento de jovens mães e grávidas adolescentes em situação de risco;
  2. os objectivos gerais e específicos, que visam a criação de condições que favoreçam um adequado desenvolvimento da gravidez e a aquisição de competências para o exercício responsável da maternidade, assim como a definição e alcance com a jovem mãe do seu Projecto de Vida, elaborando um diagnóstico inicial e accionando os mecanismos de actuação mais adequados a cada situação.

Na segunda parte da apresentação do CAV Mãe Sol, as técnicas exploraram, com os restantes participantes, os resultados obtidos num Questionário de Satisfação elaborado por elas e aplicado às utentes e às funcionárias da Mãe Sol. De uma forma geral, as utentes e as funcionárias mostram-se satisfeitas com o funcionamento da instituição, tendo sido com base nos aspectos menos positivos apontados por ambas que se realizou a terceira parte da apresentação: Objectivo ? Anomalia Zero. Nesta apontaram-se os principais problemas quer ao nível do espaço físico, quer ao nível dos recursos, pontos que foram discutidos numa Reflexão em Grupo, com vista à sua resolução.


Lar Âncora

No dia 25 de Maio, pelas 16h30m, a técnica responsável, Mónica Venturinha, fez a apresentação da valência Lar de Rapazes “A Âncora”.

Nessa apresentação, caracterizou-se o Lar: o perfil dos utentes a acolher; a capacidade de acolhimento; os documentos que fazem parte do funcionamento do Lar (Regulamento Interno, Plano de Actividades, Manual de Acolhimento).

Foram apresentadas as equipas Técnica e Educativa e respectivas funções que desempenham.

Foram mencionados quais os recursos humanos da SCMS que prestam serviços ao Lar: administrativos, motoristas, cozinheiras e ajudantes, médico, enfermagem.

Apresentou-se a caracterização dos utentes do Lar “A Âncora” nas suas várias vertentes:

  • Faixa etária.
  • Motivos e tempo do acolhimento.
  • Situação jurídica
  • Escolaridade.
  • Projecto de vida.

Foram descritas as rotinas diárias e horários semanais e de fim-de-semana praticados no Lar.

Apresentou-se a participação (Plano DOM) e comparticipação monetária da Segurança Social na valência.

Foram mencionados os beneméritos que colaboram regularmente com o Lar, tanto empresas como particulares.

Finalmente, foram apresentadas as diversas dificuldades com que a instituição se confronta na sua existência e as possíveis soluções para ultrapassar ou menorizar essas dificuldades.


Porto d´Abrigo

A 16 de Junho, foi a vez do CAT Porto d’Abrigo, Resposta Social da Santa Casa da Misericórdia de Sines, fazer uma contextualização e apresentação da sua realidade às restantes equipas técnicas e membros dos Órgãos Sociais.

Apresentada pela técnica Rita Matos, a exposição abordou o conceito de violência doméstica, seguido de valores estatísticos do ano anterior relativamente a esta problemática em Portugal. A exposição fez-se do geral para o particular e foram-se enumerando os objectivos gerais, específicos, os intervenientes, bem como os aspectos positivos e negativos do Porto d’Abrigo. Terminou com o debate de ideias com vista à eliminação dos aspectos negativos e a potencialização dos aspectos positivos. Tudo com base no tema do slogan do workshop, “Anomalia Zero”.