Pequenos grandes músicos



Apesar de muito jovens, os alunos do Clube de Música da Escola Vasco da Gama de Sines fizeram um brilhante concerto que animou e comoveu os utentes das valências da Santa Casa da Misericórdia.

Ouvir estes pequenos grandes músicos ajuda-nos a continuar a olhar para o futuro com esperança e apaziguar as incansáveis “vozes da lamúria” sobre as juventudes perdidas. Há sempre alguém que não se acomoda, que vive com intensidade o seu tempo, que sabe que a cada momento está a fazer o futuro. Parabéns a todos. Professora Carla e professor Nuno continuem.

O Projecto de Dinamização Artístico-Musical da Escola Básica 2, 3 Vasco da Gama - Sines teve o seu início no ano lectivo 2007/2008. Os professores responsáveis por este projecto são Carla Nunes e Nuno Gonçalves, ambos docentes de Educação Musical na escola.

Entre os objectivos deste projecto, contam-se a constituição de um agrupamento musical formado por alunos com apetências musicais, para trabalhar em articulação com actividades realizadas por outras disciplinas e também com a comunidade. Entre actuações com a Fanfarra dos Bombeiros, Desfiles de Carnaval, a organização de uma Semana do Fado e dezenas de actuações em comemorações de datas festivas, dentro da escola, o Clube conta com um vasto currículo de apresentações musicais, actuando sempre que solicitado com a devida antecedência.

Os 15 alunos que frequentam o projecto cantam, tocam flauta, cavaquinho, viola e todos os instrumentos da Orquestra Orff, tais como xilofones e pequena percussão.

Nas actuações na Santa Casa da Misericórdia, os alunos executam flauta e instrumentos de pequena percussão. O professor Nuno Gonçalves toca na sua viola e a professora Carla Nunes, acordeão, que são os instrumentos da sua especialidade.

Repertório interpretado na primeira actuação:

  1. My heart will go on - Canção celebrizada pelo filme Titanic
  2. Amar-te assim - Kizomba dos Irmãos Verdades
  3. Rio Triste - Música da América do Sul
  4. O Chinês
  5. Queda do Império - Fausto
  6. Grândola Vila Morena - Zeca Afonso
  7. Canto moço - Zeca Afonso