Santos Populares na Misericórdia de Sines



Junho é o mês dos Santos Populares: Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29. É uma altura de grande animação e alegria para os nossos idosos. A preparação começa logo no mês anterior com a equipa de animação a envolvê-los na concepção de flores e balões em papel para ornamentação dos átrios, Salão Social e restantes espaços onde ocorrem os eventos. Outros ocuparam-se dos objectos para a quermesse: pintaram telas, fizeram cestos em madeira, bordaram naperons, decoraram objectos, sempre num ambiente de alegria bastante estimulante.

Para comemorar o Santo António, os apreciadores de caracóis lancharam no telheiro dos jardins da Santa Casa, em fraterno em animado convívio, ao som de música popular portuguesa.

No dia 20 de Julho realizou-se um baile no Salão Social, abrilhantado pelo organista Ricardo Alcaide, com a participação dos utentes das diversas valências, familiares e pessoas da comunidade, que aproveitam estes momentos de diversão para o convívio com a população da Santa Casa. Uma esmerada ementa de petiscos tradicionais, confeccionados pelas nossas cozinheiras do Anexo 1, fez a delícia dos presentes: as douradas e muito saborosas pataniscas de bacalhau levaram a palma em relação aos outros petiscos.

A festa durou até tarde num clima de grande confraternização intergeracional, com aprendizagens para os idosos e os nossos jovens, que prometem dar continuidade a este tipo de encontros enriquecedores para ambas as gerações.